As empresas do portfólio demonstraram grande capacidade de adaptação e superação, reafirmando seus valores e suas estratégias. Todas as empresas obtiveram bons resultados, apesar das situações desafiadoras de 2021, como a escassez de insumos, os aumentos de custos e os desafios logísticos, além do impacto da pandemia nos empregados e em suas famílias.
Além dos resultados, as empresas evoluíram em suas estratégias e realizaram importantes movimentos no ano, com destaque para (i) a expansão internacional da Votorantim Cimentos, em especial na América do Norte e na Espanha; (ii) a aceleração da inserção digital no BV; (iii) a abertura de capital da CBA; (iv) o anúncio da consolidação dos ativos de energia da Votorantim Energia, em uma transação envolvendo o CPP Investments e demais acionistas da CESP; (v) a Nexa, que iniciará, em 2022, a produção de sua nova mina polimetálica, Aripuanã; (vi) o desenvolvimento socioambiental da cadeia de suprimentos da Citrosuco; e (vii) o aumento de investimentos e competitividade da Acerbrag na Argentina.
Esses movimentos, alinhados à estratégia de negócio de cada uma das empresas do portfólio, proporcionaram maior robustez a cada uma delas. Nas páginas das empresas, serão fornecidas mais informações, contemplando seus mercados de atuação, seus desempenhos operacionais e financeiros, suas iniciativas no ano e seus avanços relacionados à agenda ESG. Informações mais detalhadas sobre cada operação podem ser conferidas nos relatórios anuais publicados pelas próprias investidas e disponíveis em seus respectivos sites.