Citrosuco


Nutrir a vida, vivendo legados.

Na safra 2020/2021 (de julho de 2020 a junho de 2021), o consumo mundial de suco de laranja se manteve estável, com tendência de alta em alguns mercados, em função do reconhecimento dos benefícios do suco para a saúde em mais um período de pandemia. No Brasil, a safra no cinturão citrícola teve uma queda de 21,6%, segundo o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), em decorrência das condições climáticas desfavoráveis provocadas pela seca. Nesse cenário, a Citrosuco, uma das maiores produtoras mundiais de suco de laranja, cuja moeda funcional é o dólar americano, registrou receita líquida de US$ 1 bilhão e Ebitda de US$ 124 milhões, aumentos de 5,7% e 82%, respectivamente.

Receita líquida
US$ 1,0 bi

Ebitda ajustado
US$ 124,0 mi

Criação do Comitê ESG.

A Citrosuco fortaleceu a execução de sua estratégia de negócios com foco no longo prazo, investindo em produtividade e eficiência em seu processo produtivo, desenvolvimento de mercados e antecipação de tendências e demandas do mercado global de alimentos, continuando a inovar seu portfólio de produtos. Ainda no período, a empresa consolidou seu novo propósito sumarizado por "Nutrir a Vida, Vivendo Legados", intensificando sua essência em todas as relações de negócios.

Nesse sentido, a Citrosuco atualizou a sua plataforma interna de tecnologia com ampliação de infraestrutura de internet para as fazendas, automatização de processos e performance de dados de produção agrícola, fortalecendo a sua produção de frutas próprias. A migração da empresa para a citricultura digital traz benefícios ao planeta e um dos destaques foi a maior eficiência no uso de recursos naturais.

Em relação ao portfólio de produtos, a empresa seguiu investindo no desenvolvimento de ingredientes naturais, além do suco de laranja, acompanhando uma tendência mundial de utilização de matérias-primas naturais em diferentes setores, como cosméticos e saúde, entre outros.

A Citrosuco deu continuidade à sua jornada de atuação em sustentabilidade com a consolidação de sua estratégia em negócio sustentável e definição de seus compromissos para 2030. Seis temas materiais foram priorizados e contemplam objetivos específicos de atingimento: água, cadeia de valor, biodiversidade, carbono, diversidade e gestão social.

Na agenda climática, a Citrosuco mantém seu compromisso de redução de emissão de gases de efeito estufa, utilizando 60% de energia renovável conforme dados de 2020 em sua matriz energética, principalmente por meio da utilização de biomassa e eólica, esta última em parceria com a Votorantim Energia. Além disso, elevou o seu rating no índice do CDP (Carbon Disclosure Project), progredindo para B, um resultado que coloca a empresa acima do segmento de food and beverage global.

Em sua atuação social, investiu mais de R$ 2 milhões em projetos de intervenções positivas nas frentes de educação, saúde pública e cidadania em parcerias com a comunidade local, o poder público, organizações sociais da sociedade civil, entre outros. A empresa avançou em diversidade, equidade e inclusão, formando grupos de afinidade com o objetivo de identificar oportunidades para a promoção de um ambiente cada vez mais diverso. Os programas de início de carreira na Citrosuco foram reformulados, como o Semear, voltado para o estágio, que, na última edição, alcançou 34% de negros entre os aprovados.

Ainda como parte de sua estratégia de negócios, a Citrosuco lidera e fomenta a cadeia de valor dos produtores e fornecedores de laranja. O Programa Trilhar, iniciativa que direciona as práticas socioambientais em parceria com a cadeia de fornecedores, foi intensificado mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia. Por meio dele, a Citrosuco iniciou um ciclo de diagnóstico das propriedades de seus parceiros e, de forma conjunta, os auxilia a planejar as melhorias necessárias para a produção responsável. A empresa também progrediu no volume de fornecimento sustentável, de acordo com a certificação SAI Platform, e atingiu, aproximadamente, 70% da sua produção assegurada como sustentável. Esse importante patamar sustenta o compromisso público assumido com o Sustainable Juice Covenant (SJC), maior iniciativa global da cadeia de valor em prol de 100% do fornecimento de fruta certificada até 2030.

Para o fortalecimento da gestão de sua estratégia e compromissos 2030, a Citrosuco implementou o Comitê ESG, composto de gestores representantes de toda a cadeia de valor da empresa e que tem como mandato fomentar as transformações necessárias para a entrega dos compromissos mencionados anteriormente, engajando clientes, fornecedores, comunidade local e empregados. Como parte de execução dessa estratégia, também foi implementada a remuneração variável vinculada às metas ESG, aplicada a toda a Diretoria e liderança elegível, garantindo foco em intensificar a geração de valor compartilhado para a empresa e a sociedade.

Os resultados e as iniciativas da Citrosuco reafirmam suas práticas que sustentam o seu propósito de "Nutrir a Vida, Vivendo Legados", assim como sua prontidão em endereçar demandas cada vez mais exigentes do mercado consumidor global de alimentos, em linha com a evolução das práticas socioambientais.

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