Investimento social

GRI 103‑1 | 103‑2 | 103‑3

A Votorantim, comprometida com a sociedade, investe nas áreas de educação, cidadania e saúde em parceria com o Instituto Votorantim e tem o papel de influenciar as empresas do portfólio para a geração de valor socioambiental em seus negócios.

Em 2021, o Instituto Votorantim implementou 244 projetos em 146 municípios no Brasil, mantendo sua atuação nas frentes relacionadas à pandemia e às ações socioambientais.

Dentre os projetos, destaca-se o Parceria pela Valorização da Educação (PVE), iniciativa comprometida com a melhoria da educação pública, que manteve o foco em ações de combate à pandemia e retomou o programa de fortalecimento de competências trabalhadas nas escolas e redes de ensino municipais. Das 68 cidades atendidas pelo projeto, com iniciativas voltadas para atividades de ensino remoto, adaptação de medidas pedagógicas, orientação sobre a retomada das aulas e maneiras de recuperar a aprendizagem dos alunos, 53 atingiram os níveis esperados no desenvolvimento das competências propostas. Diante dos resultados positivos, a Votorantim reafirmou seu compromisso com a educação, estendendo a iniciativa para um novo ciclo de quatro anos, em que serão trabalhadas novas competências, entre elas o foco na aprendizagem, o desenvolvimento de pessoas e a gestão integrada, sob o conceito chamado de PVE 2.0.

Teve continuidade a campanha Via Solidária, organizada em parceria com as empresas investidas para incentivar a cultura da doação. Foram beneficiados 14 projetos de fortalecimento da proteção de direitos de crianças e adolescentes. Na quinta edição, a campanha, que possibilita aos empregados doarem a partir de R$ 10,00 ou até 6% do seu imposto de renda, arrecadou cerca de R$ 880 mil — crescimento de 41% em relação a 2020. Houve ainda aumento de 109% no número de participantes.

Na edição de 2021, o Desafio Voluntário, hub de ações voluntárias realizadas pela holding e pelas empresas investidas, atuou fazendo a diferença na vida de pessoas e comunidades no Brasil e na América Latina que foram fortemente impactadas pela pandemia da Covid-19. O projeto contou com três desafios temáticos lançados ao longo do ano, na forma de uma competição saudável entre as empresas:

  • Comunidades mais resilientes: ações de caráter emergencial, que trouxeram apoio ou assistência para as pessoas e as comunidades impactadas pela pandemia;
  • Protagonistas do desenvolvimento: ações em que o voluntário utilizou alguma competência individual ou capacidade técnica para apoiar organizações sociais, pessoas e comunidades; e
  • A causa da empresa: ações voluntárias que estivessem alinhadas com a estratégia social e/ou ambiental de cada empresa.

Foram realizadas mais de 200 ações ao longo do ano, que envolveram mais de 1.250 empregados voluntários e beneficiaram cerca de 58.450 pessoas. Dentre as ações, destacaram-se: (i) as de capacitação de mulheres na construção civil, em parceria com as funcionárias da Votorantim Cimentos; (ii) as iniciativas de promoção de equidade de gênero na cidade de Três Marias, onde foi criado o grupo Mais Mulher, pelas voluntárias da Nexa; e (iii) a distribuição de marmitas para moradores em situação de vulnerabilidade financeira, realizada pela equipe da CBA.

O Programa Cidadania, dedicado a atividades de fortalecimento do papel dos cidadãos na sociedade, contemplou duas frentes de atuação: projetos locais focados na juventude e o fortalecimento do ecossistema de organizações que atuam para a promoção da cidadania e democracia no Brasil.

Na primeira frente, foram conduzidas iniciativas com o objetivo de fortalecer a participação política e a cultura democrática nos territórios priorizados por cinco empresas investidas (Votorantim Cimentos, CBA, Votorantim Energia, Nexa e Citrosuco), que, em 2021, beneficiaram 300 pessoas, em mais de 40 ações de multiplicação.

Já a segunda frente estimula soluções que respondam aos desafios identificados no ecossistema de cidadania e da cultura democrática brasileira a partir de três pilares de atuação: inovação, conhecimento e redes. Em inovação, foi lançado o edital Desafio da Cultura Democrática, que visa apoiar quatro iniciativas inovadoras relacionadas à promoção da participação cidadã. O pilar de conhecimento tem a finalidade de gerar estudos de relevância sobre cidadania no Brasil. Para isso, está desenvolvendo um mapeamento sistêmico que irá aprofundar a compreensão acerca dos desafios e das alavancas para o fortalecimento da democracia. Por fim, o pilar de redes fortalece a articulação e a parceria com outras organizações que já trabalham o tema da cidadania buscando fortalecer ainda mais o ecossistema.

Combate à Covid-19

Embora os efeitos da crise sanitária tenham arrefecido no decorrer de 2021, a Votorantim manteve a maior parte das iniciativas de suporte às comunidades, além de ter investido em novas ações, como a Tele UTI e o Apoio à Gestão Pública (AGP) Saúde, conduzido em conjunto com o Banco Nacional de Desenvolvimento, Econômico e Social (BNDES).

A Tele UTI beneficiou hospitais de 12 municípios, nos quais profissionais da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo acompanharam, on-line e em tempo real, as visitas diárias aos pacientes internados em terapia intensiva, trocando conhecimentos e compartilhando soluções com os médicos locais que os assistiam. Como resultado, além da melhor evolução dos pacientes, houve a capacitação dos profissionais de saúde dos municípios.

O programa AGP ofereceu mentoria técnica para as equipes de saúde de 40 municípios onde as empresas do portfólio atuam e de outros 40 selecionados em edital realizado em parceria com o BNDES. O propósito foi apoiá-los no aprimoramento de competências e processos de gestão em dois eixos: enfrentamento à Covid-19 e assistência integral à saúde.

Houve ainda, no ano, a atualização do Índice de Vulnerabilidade Municipal (IVM), que mapeia as localidades com maior nível de vulnerabilidade, a fim de permitir não apenas a destinação adequada de recursos, mas também o desenho de estratégias mais assertivas de combate à pandemia.

Em 2021, ocorreu também a conclusão das obras nas fábricas de vacina nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, que haviam recebido apoio financeiro da Votorantim em 2020.

O Instituto Votorantim, centro de inteligência aplicada a temáticas socioambientais, revisou sua estratégia em 2021. O objetivo foi se conectar aos desafios das investidas e às oportunidades de geração de impacto a partir dos negócios. Além de prestar serviços às empresas do portfólio, passou a atender outras companhias com produtos e serviços que já haviam sido desenvolvidos para as empresas investidas.

Em 2021, a atuação do instituto avançou na geração de valor ao portfólio: contribuiu para a construção das estratégias ESG da CBA, Nexa e Citrosuco, contemplando o desenvolvimento de fornecedores sustentáveis. Desenvolveu também a estratégia de impacto da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) — organização apoiada pelo Conselho de Família.

Destaque para o lançamento do iV Ventures, fundo de impacto que conta com recursos captados do Instituto Votorantim e das empresas do portfólio que serão direcionados à identificação de soluções, desenvolvidas por startups em estágio inicial, sobre os temas: economia de baixo carbono, água e saneamento e habitação de interesse social.

downloadmagnifiermenu