O Centro de Excelência (CoE) representa o núcleo de inteligência, inovação e tecnologia da Votorantim nas áreas de tecnologia da informação, finanças, contabilidade e tributos, recursos humanos, soluções imobiliárias, inovação e uso de dados (analytics).
O CoE adotou, oficialmente, em 2021, o modelo híbrido de trabalho — combinação de trabalho remoto e presencial — para seus quase 900 empregados que atuam nas cidades de Curitiba, São Paulo e Lima. Para a melhor utilização dos espaços no novo formato, foi criado um aplicativo de check-in para auxiliar na gestão do uso dos escritórios.
Na frente de cuidado com as pessoas, o programa de qualidade de vida ganhou ainda maior força com a ampliação no número de rodas de conversa, a criação de espaços terapêuticos virtuais e o atendimento psicológico à disposição de todos os profissionais. Na gestão de pessoas, o CoE mantém o InPulse, programa de desenvolvimento individual criado internamente com a finalidade de compreender o desafio do profissional e apresentar um plano preparatório para que ele o atinja. O InPulse impactou 100% dos empregados. A ferramenta foi reconhecida pelo Prêmio Abe, da Câmara de Comércio do Peru, na categoria Gestão de Desempenho.
Em relação à diversidade, foco importante para o CoE, foram criados o programa Mulheres em Ação, que formou 34 profissionais em temas como autoconhecimento e vieses; e o grupo de embaixadores, formado por homens em cargos de liderança, que são responsáveis pelo acolhimento e pela oferta de espaço adequado às mulheres no exercício de suas atividades.
O objetivo do CoE é conduzir o processo de inovação, de forma que sejam concebidas soluções originais, efetivas e integradas às demandas comuns das empresas. Os produtos são desenvolvidos em três segmentos: People Analytics, Indústria e Digitalização. Em 2021, foram realizadas cerca de 20 iniciativas, algumas das quais são produtos já disponíveis para empresas além do portfólio da Votorantim.
Em People Analytics, os destaques são o Flight Risk, algoritmo capaz de prever, com 94% de acerto, quais são os profissionais propensos a deixar a empresa e quando poderão solicitar seu desligamento, auxiliando gestores e áreas de recursos humanos na retenção dos talentos; e o Critera, ferramenta de assistência na gestão de benefícios e saúde utilizada pelas empresas do portfólio da Votorantim, que representa a gestão de 21.157 empregados. Foi adicionado ao Critera um módulo de assistência para as gestantes, em que elas podem acompanhar o período de gestação conhecendo os cuidados que devem seguir nesse período.
No atendimento às investidas do segmento industrial, destaca-se o Sykn, algoritmo com foco em prevenção de perdas que identifica riscos e desperdícios em transações empresariais. A solução foi contratada por uma das maiores companhias de alimento do mundo e, ao fim do ano, estava em fase de teste em duas do setor de infraestrutura. Outra ferramenta com potencial de ser comercializada é o Harpi, de Inteligência Artificial (IA), que automatiza o processo de compras, serviços ou produtos e, assim, possibilita à área de suprimentos tomar decisões com maior grau de previsibilidade e compliance. Também utilizando IA, há o Inteligência de Cadastro, que simplifica o processo de compras ao identificar redundâncias e desperdícios. No mesmo sentido, foram desenvolvidos, com as investidas, um modelo de predição de preços de energia, os Smart Sensors, que, instalados nas linhas de produção, permitem a gestão remota do parque fabril; e o Smelter Digital, de simulação de cenários para o planejamento otimizado da produção de metal.
Na digitalização das atividades, o CoE mantém um marketplace de serviços em tecnologia da informação, com a curadoria de profissionais cadastrados e identificados por meio de sistema que combina a demanda do cliente à habilidade de cada um deles, simplificando o processo de contratação. Solução semelhante, também em teste nas empresas do portfólio, é o IzCheck, plataforma web que analisa dados para assegurar a conformidade às normas legais no processo de due diligence de integridade. Com ele, as consultas a fornecedores, assim como as homologações, são agilizadas e ganham maior assertividade.
Na Votorantim Cimentos, está em utilização o protótipo CLC, um sistema de gestão de relacionamento com o cliente dotado de inteligência de dados para marketing estratégico capaz de identificar os clientes propensos a se manterem até o fim em uma transação comercial on-line. Ainda que instalada em um segmento mais tímido de negócios da empresa, a solução resultou na ampliação de 40% das vendas do canal e-commerce.
Um passo em sua estratégia de governança foi a criação do Comitê de Supervisão, com a participação dos Diretores Financeiros das empresas do portfólio da Votorantim, cujo intuito é trabalhar na melhoria contínua do CoE em parceria com as empresas investidas.