Pessoas

GRI 103‑1 | 103‑2 | 103‑3

Na Votorantim a área de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) foi integrada com o objetivo de priorizar as pessoas e a comunicação. Foram mantidas, no ano, as principais iniciativas de atração, engajamento, desenvolvimento e reconhecimento de talentos. Uma delas, o Programa de Estágio, integralmente remoto devido ao contexto de pandemia, envolveu 22 jovens, e incluiu como inovação quatro encontros virtuais de sensibilização e desenvolvimento dos gestores dos participantes. Ao longo do programa, aconteceram encontros dos estagiários com o Diretor-Presidente, João Schmidt, em um momento de troca sobre percepções e aprendizados. Já o Votorantim Experience, programa de estágio de férias, ocorreu no início do ano, adaptado e direcionado ao Amigos da Poli — fundo patrimonial que investe em projetos de desenvolvimento de alunos que estudam na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). A iniciativa envolveu 13 estudantes, que vivenciaram imersão no decorrer de seis semanas, sendo que dois deles migraram, posteriormente, para o programa regular de estágio.

Dentro de apoio a fundo patrimonial universitário, foi criada a parceria com a Associação Endowment Sempre FEA, fundada por ex-alunos da Faculdade de Economia e Administração da USP (FEA-USP), em que os recursos arrecadados do fundo patrimonial são destinados a apoiar projetos da comunidade de alunos, professores, funcionários e entidades representativas dessas categorias. A associação impulsiona o ensino e incentiva pesquisas, diversidade, inovação e a formação de profissionais para os desafios do futuro. Em 2021, a USP teve mais de 50% dos alunos ingressantes vindos de escolas públicas e, especificamente na FEA-USP, 37% de negros e indígenas. Por meio de iniciativas de apoio na formação desses alunos, a parceria contribuirá para aumentar a diversidade nas portas de entrada da Votorantim.

No ano, foram conduzidas ações com dez ligas de mercado financeiro, entre elas dois workshops virtuais, e no programa Embaixadores, que tem o objetivo de levar a marca empregadora da Votorantim a públicos externos, em especial universidades — foram dez ações, entre encontros, palestras e workshops, que envolveram 31 embaixadores.

Para o aperfeiçoamento profissional, além dos recursos contemplados pelo Sistema de Desenvolvimento Votorantim (SDV), como coaching, counseling e rodas de conversa, foi adicionada ao processo uma ferramenta específica de assessment sobre inteligência emocional, dada a importância que o tema vem conquistando no universo corporativo. Todo esse processo de evolução envolveu todos os empregados e resultou na elaboração de Planos de Desenvolvimento Individual (PDI).

Além disso, via Academia Votorantim, disponível aos profissionais da holding e de todas as empresas do portfólio, foram conduzidas Vototalks, plataforma de diálogos entre pessoas que são referências em temas que influenciam o ambiente de negócios. Como exemplo, uma delas abordou os desafios e as oportunidades em sustentabilidade para empresas e contou com a participação de uma referência mundial em ESG, Amelia Miazad; e a outra foi sobre aprender a repensar, trazendo reflexões sobre o comportamento humano, o clima organizacional e a busca por um propósito. Esta contou com a participação do psicólogo organizacional, autor e professor Adam Grant, reconhecido como um dos dez pensadores de gestão mais influentes do mundo.

Além disso, foram realizados webinars, com espaço para perguntas, discussão de conteúdos e aplicação prática de cursos oferecidos na Academia Votorantim,que incluíram temas como diversidade, saúde e meio ambiente.

No primeiro semestre, foi concluído o Programa Potenciar, iniciativa da Votorantim que busca contribuir com orientações sobre o autoconhecimento, a holding e a sociedade, sempre visando à troca de experiências e ao desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes, que totalizaram 69.

Outros temas relevantes que foram abordados, neste ano, foram a diversidade e equidade de gênero, com foco no apoio a instituições que atuam nessas frentes. Sabendo da importância de assegurar a participação feminina em seu quadro funcional, a holding firmou parceria com a Fin4She para a realização de iniciativas conjuntas. E, a partir deste ano, também aderiu à iniciativa LIFT, ação afirmativa em prol da igualdade racial que utiliza o ensino da língua inglesa como ferramenta de mobilidade social. Podem se inscrever no programa pessoas negras cursando nível superior nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador. O programa oferece dois anos de curso de inglês e mentoria com lideranças das organizações parceiras, além de workshops para o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes.

Saúde

Com o aumento da população vacinada contra a Covid-19, no segundo semestre, a holding retomou as atividades presenciais no escritório de maneira opcional. O processo foi realizado de maneira segura e com a adoção dos protocolos de saúde, como testagem semanal, uso de máscaras e aferição diária de temperatura. Com a participação ativa de um médico, todos os 37 casos de Covid-19 foram acompanhados e as pessoas tiveram pronta recuperação.

No ano, também aconteceu a Semana + Vida, que ganhou marca própria, VSAúde, em alusão ao nome da holding e ao foco das ações. O evento, on-line, contemplou os pilares alimentação, sono, saúde física e saúde mental e incluiu desafios que rendiam brindes aos participantes. Complementou a ação de vacinação da gripe, feita em formato drive-thru.

Em 2021, foram mantidos os benefícios incluídos no ano anterior em razão da pandemia: assistência psicológica, possibilidade de substituição do vale-refeição para vale-alimentação e empréstimo de móveis e utensílios para facilitar o trabalho remoto.

Benefícios GRI 402-1

  • Planos de saúde e odontológico
  • Seguro de vida
  • Previdência privada
  • Cartão-alimentação de Natal
  • Acompanhamento médico
  • Telemedicina
  • Check-up executivo
  • Programa de gestante
  • Sala para aleitamento materno
  • Vacina contra a gripe
  • Oferta de frutas
  • Subsídio para academia
  • Convênios com unidades do Serviço Social do Comércio (Sesc)

Reputação

O posicionamento da Votorantim como gestora de investimentos tem sido consolidado em exposições qualificadas, mantendo a reputação positiva da holding, e alinhado aos desafios do negócio.

A Votorantim também estende o diálogo a outros públicos, estando presente em ações institucionais e nas principais redes sociais com resultados relevantes: ao fim de 2021, mantinha cerca de 11 mil seguidores no Instagram e seus 14 vídeos exibidos no Youtube acumulavam mais de 26 mil visualizações.

O Linkedin segue sendo a principal rede da Votorantim, com quase 400 mil seguidores. Em dezembro, o engajamento da página cresceu 75%.

Internamente, para alinhar e expor aos empregados as diretrizes dos negócios pela liderança, foram realizadas duas edições do Encontro Votorantim, de maneira virtual. A fim de aproximar públicos interno e externo, a holding deu sequência à publicação do VotoCast — foram sete podcasts, que tiveram, em média, 730 ouvintes, tendo se destacado o episódio que abordou o tema das mulheres no mercado financeiro e contou com a participação da Fin4She.

downloadmagnifiermenu