Soluções em alumínio que transformam vidas.
Neste ano, diversas regiões no mundo enfrentaram crises energéticas que impactaram significativamente o setor de alumínio. Houve mudança na dinâmica do mercado com restrição de oferta em função da redução da capacidade de produção da China. Por outro lado, a busca por materiais mais leves e mais sustentáveis fez com que a demanda aumentasse. Essa dinâmica elevou os preços do alumínio, permitindo compensar o aumento generalizado do preço da energia, um dos principais insumos de produção.
Receita líquida
R$ 8.4 bi
Ebitda ajustado
R$ 1.7 bi
Primeira empresa de alumínio nas Américas a obter o selo ASI em Padrões de Performance e Cadeia de Custódia ao mesmo tempo.
Pelo fato de ser uma empresa autossuficiente em energia e integrada (atuando desde a mineração de bauxita, passando pela produção de alumínio primário e transformado até chegar a atividades de reciclagem), a CBA foi capaz de mitigar os aumentos de custos no período. No que diz respeito a preços, a cotação do alumínio na London Metal Exchange (LME) fechou o ano em US$ 2.806,00/t., e a média anual foi de US$ 2.480,00/t. Como consequência, a receita líquida da empresa atingiu R$ 8,4 bilhões em 2021, implicando em um aumento de 56% frente ao ano anterior. O Ebitda ajustado totalizou R$ 1,7 bilhão, crescendo 221% em relação a 2020.
Sua estratégia de crescimento, de busca por maior eficiência energética e avanços em sua agenda de sustentabilidade requererá investimentos importantes nos próximos anos. Para financiar essa estratégia de maneira sustentável, a empresa realizou sua Oferta Pública Inicial (IPO) na B3, em julho, e ingressou no segmento Novo Mercado, que reúne corporações comprometidas com os mais elevados padrões de governança corporativa. Na operação, foram captados R$ 1,6 bilhão, sendo R$ 700 milhões de oferta primária que serão investidos em crescimento orgânico nos próximos anos e em potenciais aquisições estratégicas. O fato de a CBA ter a sustentabilidade no centro de sua estratégia foi crucial para o sucesso da IPO.
A estratégia ESG 2030 da CBA está baseada em 10 temas prioritários: quatro no pilar ambiental, dois no social, três em governança e um tema transversal para todas as áreas de negócio: a comunicação ESG. Estão previstos 15 programas, com objetivos a serem alcançados até 2030, desdobrados em metas corporativas ESG para funcionários de todos os níveis da empresa vinculadas à remuneração variável. Com o objetivo de garantir a oferta de alumínio de baixo carbono e oferecer soluções sustentáveis, a CBA também desenvolve as comunidades onde está presente e influencia positivamente toda a cadeia de valor do alumínio.
Alinhada à sua estratégia de expandir sua participação no negócio de reciclagem, a CBA investiu na expansão da capacidade de processamento de sucata, na Metalex, e adquiriu 80% do capital social da Alux, um dos principais fornecedores de alumínio secundário do País. A aquisição permite à CBA aumentar sua participação nesse segmento de mercado, além de ampliar a sua capacidade produtiva de alumínio reciclado.
A empresa avançou no programa CBA 4.0, que visa incorporar a digitalização à cultura organizacional para a otimização de processos, lançou seu manifesto de inovação e promoveu a Semana de Inovação, que estimulou o tratamento do tema, convidando todas as equipes a inovar nas atividades do dia a dia.
A geração de energia por fontes renováveis sempre fez parte da estratégia de autossuficiência da CBA. Seu portfólio é composto de 15 usinas hidrelétricas próprias e seis por meio de consórcios, que possuem capacidade de produção para atender a 100% da eletricidade consumida nas fábricas. Com o objetivo de ampliar ainda mais a gestão sobre os recursos energéticos e reforçar seu posicionamento como autoprodutora de energia, anunciou a criação de uma unidade de negócio específica para administrar esses ativos a partir de 2022. Anunciou a aquisição de participação em ativos de autoprodução de energia eólica, que integram os Complexos Ventos do Piauí I e II, com 171,6 MW de capacidade instalada. O fornecimento de energia será destinado às fábricas da CBA nas cidades de Itapissuma e de Alumínio, com início previsto para 2023. O investimento total previsto pela empresa para a diversificação de sua matriz energética por meio de projetos de energia renovável é de R$ 190 milhões.
Para aprimorar suas práticas ESG, submeteu sua meta de redução de emissões de gases de efeito estufa ao Science Based Targets initiative (SBTi), que é uma iniciativa para construção das metas climáticas baseadas em ciência, e tornou-se apoiadora da Task Force onClimate-Related Financial Disclosures (TCFD). Além disso, manteve-se na categoria de liderança do questionário ClimateChange do CDP (CarbonDisclosure Project), com a nota A-, e recebeu classificação A no rating MSCI ESG.
Outra conquista para sua atuação sustentável foi a expansão da certificação internacional AluminiumStewardshipInitiative (ASI) da empresa Metalex, subsidiária da CBA, no padrão Performance, e da unidade Itapissuma no padrão Cadeia de Custódia. A ASI é uma organização sem fins lucrativos que recomenda práticas globais para o desempenho de sustentabilidade para a indústria do alumínio. O objetivo da CBA até 2030 é obter 100% das unidades do negócio alumínio certificadas.
Para contribuir com sua cadeia de valor, a empresa iniciou a implementação do Programa Suprimentos Sustentável, processo estruturado que busca não só conscientizar fornecedores e clientes sobre o tema, como também estruturar todo o processo de compras com base em critérios ESG, incluindo a seleção, a homologação, a contratação e o desenvolvimento dos parceiros de negócio.
Além disso, a empresa avançou nas metas de diversidade, formando grupos de afinidade que se reúnem, mensalmente, com objetivo de identificar oportunidades e promover diálogo com minorias. O programa de formação de mulheres na indústria foi ampliado, com a formação de 253 mulheres no ano. Essas atividades são conduzidas pelo Comitê de Diversidade, que também impulsionou a contratação de mulheres, que representam 14,3% do quadro funcional, 3% mais do que no ano anterior.