Leve para a vida.
O banco BV avançou significativamente em diversos pilares da sua estratégia e seu desempenho demonstra a expertise e a liderança em negócios considerados maduros, como o financiamento de veículos leves usados e o atacado, e também o crescimento em segmentos que contribuem para a diversificação de receitas e estreitam o relacionamento com o cliente, como o financiamento para energia solar e para Pequenas e Médias Empresas (PME). O BV encerrou o ano de 2021 com lucro líquido recorde, alcançando R$ 1,6 bilhão, e com Retorno sobre Patrimônio (ROE, na sigla em inglês) em 14%, comparado a 10% em 2020.
Lucro líquido
R$ 1,6 bi
ROE
14,0%
Instituição financeira que faz a compensação da emissão de CO2 de veículos financiados no Brasil.
Nos negócios considerados maduros, pelo nono ano consecutivo, o BV liderou o mercado de financiamento de veículos leves usados, por meio de uma operação 100% digital e com 97% das análises de crédito com resposta automática em menos de um minuto. Em seguros, o BV manteve posição de destaque, sendo uma das maiores corretoras do País, ultrapassando a marca de R$ 1,1 bilhão em prêmios.
No atacado, o banco avançou na estratégia de diversificação com maior pulverização do risco. O segmento Corporate — empresas com faturamento anual entre R$ 300 milhões e R$ 1,5 bilhão — registrou crescimento de 13,9% na comparação com 2020 e passou a representar 47% da carteira do atacado. Além disso, as operações de emissões de dívidas que o BV coordenou totalizaram R$ 25,5 bilhões, nível recorde para o banco.
Nas novas estratégias de expansão, a carteira de financiamento de painéis solares teve um aumento de 181,6%, um negócio alinhado aos compromissos de sustentabilidade do banco BV. Já o Banco Digital alcançou 2 milhões de clientes, 53% da base total de clientes do banco, com uma estratégia acertada de lançamento da Conta BV. O lançamento do novo portfólio de cartões também contribuiu para o crescimento dessa linha de negócios.
Outro destaque no ano foi a ampliação da carteira no segmento de PME, fortalecida por investimentos em fintechs, como é o caso da Trademaster. Também se firmou uma importante parceria estratégica com o S3 Bank, uma plataforma de Banking as a Service (BaaS) que oferece soluções financeiras e de pagamento integradas de maneira modular, segura e escalável.
A BVx, unidade de negócios de inovação, foi criada com a missão de gerar valor por meio da conexão com o ecossistema de startups, com foco na co-criação, no desenvolvimento e no investimento em parcerias estratégicas, atuando em três frentes: Corporate Venture Capital (CVC) e parcerias estratégicas, BV Open e BV Lab. Na primeira frente, a BVx mantém parcerias com cerca de 30 empresas inovadoras enriquecendo o ecossistema. Em 2021, ampliou a participação no Portal Solar, consolidando o banco como um dos principais financiadores de painéis solares no Brasil.
O BV Open desempenha um importante papel na estratégia de diversificação de receitas do banco BV, atuando como canal de distribuição. Ao fim de 2021, 57 parceiros dos mais variados segmentos, como educação, energia, saúde e e-commerce, estavam conectados e utilizando os serviços da plataforma. Dando continuidade às conexões com o ecossistema de inovação, firmou parceria, por meio do BV Lab, com a SignumWeb, startup que proporciona a comunicação com pessoas com deficiência auditiva por meio de intérpretes fluentes e certificados em libras.
O BV reforçou sua atuação no tema ESG no documento público “Compromissos para um futuro mais leve 2030”, por meio de três pilares: (i) neutralizar o impacto ambiental; (ii) acelerar a inclusão social; e (iii) mobilizar recursos para fomentar negócios sustentáveis. Nesses pilares, estão pautadas as metas de longo prazo do BV em linha com a agenda da Organização das Nações Unidas (ONU) e conectadas a cinco Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O banco anunciou a compensação da emissão de CO2 de toda a frota financiada e, em 2021, mais de 750 mil veículos financiados haviam aderido ao programa de compensação. Em negócios, foram financiados e distribuídos R$ 6,2 bilhões para transações consideradas sustentáveis no varejo e no atacado.
No âmbito social, desenvolveu o projeto Junto ao Meu Financiamento Solar, em parceria com a Organização não Governamental (ONG) Gerando Falcões, para abastecer com energia solar mais de 240 casas de uma comunidade em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. Essa será a primeira favela da América Latina que contará com placas solares para o fornecimento de energia. Além disso, a cultura da empresa é comprometida com temas como diversidade e inclusão, os quais norteiam práticas como o programa Lugar de Mãe é no BV, que tem como objetivo promover processo seletivo para mães recentes que estejam fora do mercado de trabalho.
O banco BV também acredita que o esporte é um fator de inclusão social. No ano passado, passou a patrocinar o maior evento de skate da América Latina, o Skate Total Urbe, e apoiou 10 institutos de atletas e ex-atletas. Os institutos atenderam mais de 1.500 crianças e jovens, que participaram de 2 mil aulas presenciais ou virtuais em 2021.
Também evoluiu em seu diálogo com stakeholders, aumentando o grau de transparência por meio da divulgação das estratégias, dos planos e dos resultados ao mercado e deu um importante passo em governança, instituindo o Comitê de Sustentabilidade e promovendo a inclusão de incentivos para conectar todas as suas equipes aos princípios ESG. Nesse sentido, destaca-se por ter sido o primeiro banco a estabelecer um quadro de metas ESG atrelado à remuneração variável da alta liderança.